Notícias da UFSC
  • Semana do Meio Ambiente: ‘Nossa dieta está levando o planeta à ruína’

    Publicado em 15/06/2019 às 19:15

    As notícias são alarmantes. Publicadas diariamente, por toda parte, soam quase em uníssono. Se olharmos apenas para os veículos brasileiros, nos deparamos com as seguintes manchetes nos últimos dias: “Mudanças climáticas serão uma tragédia para o mundo” (O Globo); “Mudanças climáticas podem acabar com a civilização até 2050” (Revista Galileu); “Mudanças climáticas vão gerar prejuízo de US$ 1 tri para grandes empresas” (Revista Exame); “Mudanças climáticas já provocam danos sérios à saúde humana” (G1). As matérias reportam as mais recentes constatações científicas, que urgem por demonstrar a relevância do tema nas diversas áreas: política, economia, direitos humanos etc. O jornal britânico The Guardian, inclusive, acaba de propor uma nova terminologia, mais adequada ao fenômeno em questão: no lugar de mudanças climáticas, sugere crise climática, emergência climática ou colapso climático.

    O planeta já passou por diferentes eras geológicas decorrentes de alterações na temperatura, entretanto, o que vivemos agora é inédito. As atividades humanas ao longo dos últimos séculos – e muito mais nas últimas décadas – têm modificado o clima da Terra com tal intensidade, extensão e rapidez que cientistas dizem que já entramos em uma nova era, o Antropoceno. Entre as atividades mais prejudiciais aos ecossistemas está toda a cadeia produtiva que envolve nossa alimentação baseada em produtos de origem animal. A Organização das Nações Unidas (ONU) tem recomendado a mudança para uma dieta sem carnes e laticínios como forma de reduzir o aquecimento global. Um relatório apresentado em 2010 afirmava que “alimentos de origem animal, tanto carnes quanto laticínios, requerem mais recursos e causam mais emissões do que alternativas à base de vegetais.”

    Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.

    O impacto da agropecuária no meio ambiente foi um dos temas debatidos durante a Semana do Meio Ambiente, realizada de 3 a 7 de junho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o auditório da reitoria completamente lotado, Sônia T. Felipe, professora de Filosofia aposentada pela UFSC, iniciou sua palestra de forma categórica. “Há mais de 70 anos estamos levando o planeta à ruína por conta da produção de alimentos para servir os animais, que serão depois servidos no prato de metade da população humana no mundo. Isso porque a outra metade não come regularmente carnes, queijos ou ovos.” Ao longo dos 50 minutos seguintes ela prendeu a atenção do público apresentando dados que revelam uma realidade sobre a qual pouco se pensa.
    Continue a leitura » »


  • Orientações da Administração Central quanto à paralisação do transporte coletivo da Capital

    Publicado em 13/06/2019 às 16:59

    A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em decorrência da paralisação no transporte público anunciada para esta sexta-feira, 14 de junho, informa que estão mantidas as aulas e demais atividades em todas as unidades de Florianópolis. No entanto, recomenda que se evite aplicar avaliações enquanto durar o movimento. A Reitoria fará o monitoramento da paralisação no transporte público da Capital. Novas informações serão divulgadas oportunamente.


  • Serviços da UFSC paralisados nesta sexta-feira, 14 de junho

    Publicado em 13/06/2019 às 16:49

    Em virtude da greve geral contra a Reforma da Previdência, prevista para esta sexta-feira, 14 de junho, confira os setores da UFSC que terão o atendimento total ou parcialmente paralisado.

    Restaurante Universitário

    O RU, campus Florianópolis, bairro Trindade, não abrirá nos dias 14, 15 e 16 de junho, devido a realização de reparos na rede hidráulica. A alimentação será servida no Restaurante Universitário do CCA, bairro Itacorubi.

    Biblioteca Universitária

    A BU irá divulgar em sua página, nesta sexta-feira, informe oficial sobre o seu atendimento ao público, conforme a adesão dos servidores e terceirizados. A mesma regra será aplicada às bibliotecas do sistema.

    Ouvidoria

    A Ouvidoria da UFSC não prestará atendimento externo neste dia.

    Núcleo de Desenvolvimento Infantil

    O NDI, que atende às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, não prestará atendimento nesta sexta-feira.

    Colégio de Aplicação

    O CA, que abrange os ensinos fundamental e médio, estará aberto à comunidade. Nos casos pontuais já entrou em contato com as famílias para avisar dos serviços que não serão prestados nesta sexta-feira.


  • Ferramenta mapeia pontos de comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos em Florianópolis

    Publicado em 13/06/2019 às 15:26

    O Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) da UFSC desenvolveu uma ferramenta para auxiliar na troca e acesso às informações sobre os circuitos curtos de comercialização (CCC) de produtos orgânicos/agroecológicos na Grande Florianópolis, o Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar – RCA. A plataforma foi desenvolvida visando estimular o acesso a este tipo de alimento a fim de fomentar um consumo baseado na democracia, justiça e soberania agroalimentar.

    O mapeamento partiu de iniciativas de CCC de orgânicos/agroecológicos, identificando também os respectivos produtores. Para constar no mapa, os produtores precisam atender aos requisitos de conter no mínimo 3 estabelecimentos agropecuários envolvidos na produção e/ou venda direta e apresentar uma distância máxima de 250 km entre produção e consumo. O mapa será atualizado bimestralmente no site do LACAF.

    Acesse aqui o Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar – RCA. Mais informações pelo e-mail

     


  • Laboratório de Moluscos Marinhos comercializa excedentes de sementes de ostras do pacífico

    Publicado em 13/06/2019 às 14:43

    O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM), que integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situada  na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, 503 (Barra da Lagoa).

    Em atendimento a Portaria Normativa No 68/2016/GR, de 23 de fevereiro, que regulamenta essa atividade no âmbito da UFSC, torna pública a comercialização de excedente que não foi aproveitado pelas unidades universitárias.

    Está disponível para venda um lote de 667 mil sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 23,00 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do LMM e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

    Mais informações na página do LMM, pelo e-mail  ou telefone (48) 3721-2709


  • Semana UFSC – 17 a 21 de junho de 2019

    Publicado em 13/06/2019 às 12:58

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o semana UFSC no site.

    Semana UFSC

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.semana.ufsc.br | De 17 a 21 de Junho de 2019

    AVISOS

    UFSC suspende programas de mobilidade internacional após contingenciamento financeiro

    A UFSC, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC), emitiu comunicado nesta terça-feira, 11 de junho, com a informação de suspensão dos seguintes programas de mobilidade acadêmica internacional: Escala Docente, Grado, Posgrado e Gestores y Administradores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e os Programas BRACOL e BRAMEX do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tanto na modalidade Outgoing quanto Incoming. A suspensão se deve em virtude do contingenciamento de gastos e bloqueio dos recursos financeiros por parte do governo federal, e será por tempo indeterminado. Mais informações. Leia aqui a nota na íntegra.

    Superbactérias é assunto do quarto episódio do podcast UFSC Ciência

    Microorganismos super resistentes é o tema discutido no quarto episódio do podcast UFSC Ciência. A professora Thaís Sincero, do Departamento de Análises Clínicas da UFSC e o pesquisador Carlos Zarate Blades, do Departamento Microbiologia, Imunologia e Parasitologia explicam o surgimento e circulação desses organismos, além da ligação entre a criação de animais e a pesquisa hospitalar de bactérias. O UFSC Ciência é uma produção da Agência de Comunicação da UFSC, gravado no Laboratório de Radiojornalismo da UFSC e editado no Laboratório de Gravação e Edição de Som do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Ouça o podcast pelo link. Mais informações na página UFSC Ciência.

    USAC abre inscrições para cursos ministrados em inglês durante o período de recesso

    A USAC (University studies abroad consortium) está com vagas abertas para discentes da UFSC ou UDESC cursarem disciplinas juntamente com alunos internacionais durante o período de recesso em julho de 2019. Para ingressar é necessário estar matriculado regularmente como discente na UFSC ou UDESC; ter nível avançado em listening e speaking na língua inglesa e disponibilidade para participar de pelo menos 90% das aulas Os interessados nas disciplinas devem comparecer até dia 21 de junho no escritório da USAC (Sala 219, Bloco A do CCE), das 9h às 17h, de segunda a quinta-feira, para uma breve entrevista em inglês e realização da matrícula. Mais informações.

    DIA A DIA

    17 de junho, segunda-feira

    • Psicologia Educacional promove atividades sobre desempenho acadêmico

    A Psicologia Educacional (PRAE/UFSC) promove a atividade “Grupo de Autogerenciamento do Desempenho Acadêmico”. O encontro tem como objetivo evidenciar os recursos disponíveis, desenvolver e compartilhar estratégias para uma relação saudável do estudante com a atividade acadêmica. Serão utilizadas dinâmicas participativas e reflexivas nos dias 17 e 24 de junho, às 17h às 18h30 , na Psicologia Educacional da PRAE, prédio da Reitoria I, piso térreo, final do corredor, após a porta de vidro, à direita. Inscrições pelo formulário. Mais informações pelo e-mail .

    • Projeto ‘Neurociência, Cinema e Literatura’ promove a exibição e debate do filme ‘A Ilha do Medo’

    A sessão comentada do filme ‘A Ilha do Medo’ será realizada às 18h30, no Auditório Elke Hering, Biblioteca Central. O projeto de extensão ‘Neurociência, Cinema e Literatura’ promove também debate com os convidados: Priscila de Azambuja Tagliari, advogada e professora da UNISUL, e Manssur Cassias Pereira, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria. Saiba mais.

    18 de junho, terça-feira

    • UFSC celebra Dia Internacional do Yoga com aula aberta

    A UFSC celebrará o Dia Internacional do Yoga com uma aula gratuita e aberta a todos. O evento ocorre das 12h15 às 13h15, na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria. Em caso de chuva, a aula será no hall da Reitoria. Haverá interpretação em libras. Praticantes de todos os níveis podem participar e, inclusive, quem nunca praticou yoga. A atividade é uma iniciativa do projeto de extensão Yoga no CFH em parceria com o Centro Iyengar Yoga Florianópolis. Saiba mais.

    • Inscrições abertas para oficina de Orientação Pedagógica sobre ansiedade

    A oficina “Ansiedade frente aos estudos” busca fazer uma reflexão sobre quais aspectos estão relacionados a este sintoma e quais estratégias podem ser acionadas para trabalhar diante deste fenômeno. A atividade será realizada às 13h30, no SAPSI, sala de grupo 1 – CFH, Bloco D – 2º andar. Mais informações e inscrições pelo link.

    • Projeto Fora do Circuito exibe ‘Eu vi o diabo’

    ‘Eu vi o diabo’ (Coreia do Sul, 2010) é o próximo filme a ser exibido dentro do festival Fora da Razão, que é promovido pelo projeto Fora do Circuito. A sessão será realizada às 18h30, no Auditório Elke Hering da BU. O festival Fora da Razão é dedicado à irracionalidade e loucura do indivíduo ou da sociedade.Os filmes com essa temática serão exibidos até o dia 2 de julho, a cada duas terças-feiras. Saiba mais.

    19 de junho, quarta-feira

    • ‘O pardo, racismo e ações afirmativas’ é tema de debate

    A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad/UFSC) promove o debate “O pardo, racismo e ações afirmativas”. O evento ocorre às 16h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). O debate terá a participação de Verônica Toste Daflon, professora de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Bianca Santana, jornalista e colunista da Revista Cult. Saiba mais.

    • Abertas as inscrições para Mestrado no Programa de Ciências Fisiológicas

    A Coordenação Local do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF/CCB/UFSC) divulga edital para seleção de candidatos no Mestrado para ingresso no segundo semestre de 2019. As inscrições podem ser feitas até dia 19 de junho no link. Saiba mais.

    20 de junho, quinta-feira

    • Dia não letivo – Corpus Christi

    21 de junho, sexta-feira

    • Dia não letivo

    EVENTOS FUTUROS

    Junho

    • IV SBEDR – Seminário Brasileiro de Escrita Dramática
      Na UFSC, de 24 a 26 de junho. Saiba mais.
    • I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escola
      Na UFSC, de 25 a 27 de junho. Saiba mais.

    Julho

    • Beatles pela vida
      No CIC, em 11 de julho. Saiba mais.
    • III Curso Promovendo e Incentivando a Amamentação
      Na UFSC, de 13 a 15 de julho. Saiba mais.
    Acompanhe outras notícias da UFSC
    www.noticias.ufsc.br

     

    Confira a programação da TV UFSC
    www.tv.ufsc.br

     

    Siga a UFSC nas redes sociais

    Twitter
    FacebookGoogle+

     

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agecom
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber este informativo, clique aqui.

     


  • Centro Acadêmico de Ciência da Informação promove palestras nesta quinta, 13

    Publicado em 13/06/2019 às 12:33

    O evento ‘CINF Talks’, organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Ciência da Informação (CACINF), ocorrerá na noite desta quinta-feira, dia 13 de junho, das 19 às 21h30, no auditório do anexo E,  Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade contará com palestras profissionais voltadas aos estudantes dos cursos de Ciência da Informação, Sistemas da Informação, Administração e demais interessados em inovação e utilização de dados na tecnologia.

    Os palestrantes:

    Das 19 às 20h – Consultor de inovação Leonardo Vitor Redondo, doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), professor dos cursos de Administração, Marketing e Sistemas da Informação da faculdade CESUSC e especialista em inovação, startupsdesign thinking, inteligência competitiva e metodologias ágeis. 

    Das 20 às 21h20 – Desenvolvedor de Software Mário Sérgio Queiroz, presidente da Associação Python Brasil, atual program Manager do Open Knowledge Brasil, voluntário na Operação Serenata de Amor e entusiasta de dados e empoderamento de jovens e mulheres na tecnologia.

    O ‘CINF Talks’ é gratuito, sem necessidade de inscrição público e o convite é aberto à todos os públicos internos e externos da UFSC.

     

    Mais informações:

    https://www.facebook.com/events/2274810952610135/

     


  • Núcleo promove 5ª edição de formação sobre trabalho social com famílias

    Publicado em 13/06/2019 às 11:49

    Pelo quinto ano consecutivo, no dia 07 de junho, foi realizada a abertura da 5ª edição da “Formação Continuada de Profissionais das Políticas de Assistência Social e Saúde em Trabalho Social com Famílias” que, contou com autoridades do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC) e Departamento de Serviço Social, para prestigiar a atividade de extensão que vem se consolidando no Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social (NISFAPS).

    A aula inaugural ocorreu no dia 07 de junho. Foto: Divulgação

    Após a mesa de abertura, que contou com a participação de Irineu Manuel de Souza, Diretor do CSE,  Jaime Hillesheim, Chefe do Departamento do Serviço Social,  Valdir Alvim da Silva, Coordenador de Extensão do Centro Socioeconômico, Michelly Laurita Wiese, Coordenadora do NISFAPS e Edilane Bertelli, Coordenadora do Projeto de Extensão, foi proferida a aula inaugural pela professora Regina Célia Tamaso Mioto com o tema: “Família, Trabalho Social com Famílias e Políticas Públicas”.

    Esta edição recebeu 184 inscrições, sendo selecionados 48 profissionais entre assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que, atuam nos serviços do setor governamental e não governamental de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial da política de Assistência Social e profissionais dos serviços de Atenção Básica da Política de Saúde.

    Os municípios contemplados foram: Rancho Queimado, Taió, Major Gercino, Biguaçu, Palhoça, Imbituba, Içara, São José, Florianópolis, Canelinha, Anitápolis, Orleans, Angelina, Itajaí e Santo Amaro da Imperatriz. Desta forma, este ano o NISFAPS ampliou seu campo de abrangência e incluiu municípios que não somente a Grande Florianópolis.

    Em tempos de regressão do Estado democrático de direito e consequentemente das políticas públicas, espaços de reflexão e construção coletiva de ações e estratégias de enfrentamento as expressões da questão social, se fazem urgentes e imprescindíveis e, faze-las no espaço da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada é hoje também um ato de resistência frente ao desmonte da educação brasileira.


  • Projeto ‘Cine Buñuel’ não terá exibição de filme nesta sexta, 14

    Publicado em 13/06/2019 às 11:13

    O Projeto ‘Cine Buñuel’ informa que nesta sexta-feira, 14 de junho, não haverá a exibição do filme ” El Método”. O cancelamento da atividade se dá devido a paralisação marcada para o mesmo dia.


  • DIVULGA UFSC – 13/06/2019 – Edição 1262

    Publicado em 13/06/2019 às 10:44

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 13/06/2018 – Edição 1262

     

    Edital de seleção para alunos de graduação e pós-graduação para auxiliar na realização de evento

    A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) publicou o Edital nº3/2019/PROEX  para seleção de alunos de graduação e pós-graduação para auxiliar na realização do 37º SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Os alunos interessados deverão ler atentamente o edital e encaminhar sua inscrição até o dia 14 de junho, para o e-mail . São 40 vagas e será pago um auxílio no valor de R$ 210,00 para os selecionados. O evento, organizado pela PROEX, receberá mais de 800 participantes e acontece nos dias 3 e 4 de julho na UFSC. Mais informações.

    Pós em Antropologia realiza banca de tese do primeiro indígena a concluir o doutorado

    O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC) realiza nesta quinta-feira (13/06) a Defesa de Tese do primeiro indígena a concluir o Doutorado em Antropologia na UFSC. O PPGAS publicou em sua página um convite para esse momento representativo da diversidade na Universidade. A tese intitulada “ÚKŨSSE: forma de conhecimento TUKANO via arte do diálogo KUMUÃNICA” será defendida às 14h30min, na sala 110 do CFH. Mais informações: acesse o site do PPGAS .

    Grupo de modelagem avançada da UFSC promove palestra sobre arquitetura evolução genética

    A palestra ‘Arquitetura pela evolução genética’, promovida pelo Grupo de modelagem avançada do Departamento de Arquitetura da UFSC, será realizada no dia 14 de junho, sexta-feira, às 13h20, no Auditório Elke Hering da BU. O palestrante será o professor Jarryer de Martino, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mais informações.

    Passeio ciclístico da UFSC dia 15 de junho

    A Secretaria de Esportes (SESP/UFSC) promove um passeio ciclístico no dia 15 de junho, sábado, às 9h. A atividade é aberta a toda a comunidade.. A saída será no estacionamento da Prefeitura Universitária (início da Avenida Beira Mar Norte) e o percurso será por toda a ciclovia (ida e volta). A atividade faz parte do programa “Movimenta UFSC”. Não são necessárias inscrições prévias. Mais informações pelo e-mail ou pelo telefone (48) 3721-3057.

    Empresa júnior de Biologia promove curso sobre programa de bioestatística

    O GraphPad Prism é um programa de bioestatística computacional utilizado na análise estatística e plotagem de dados de experimentos científicos. A empresa júnior de Biologia (Simbiosis) e a Maestria Treinamentos promovem um curso no programa no dia 14 de junho, no Laboratório Morfofuncional, CCB, Setor F, Prédio Fritz Müller, térreo. As inscrições podem ser feitas pelo link. É necessário levar notebook. Mais informações.

    Planetário da UFSC promove palestra sobre mulheres no espaço

    A palestra ‘Mulheres no Espaço’, promovida pelo Planetário da UFSC, será realizada 14 de junho, sexta-feira, às 20h. O evento, gratuito e ministrado pelo professor Cleber Chaves, ocorre no espaço do Planetário. Não é necessário inscrição. Mais informações.

    Submissão de trabalhos para simpósio de biologia celular inicia dia 17

    Os acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento (PPGBCD) promovem no dia 15 e 16 de agosto, no Auditório do CCS o Karyokinesis Symposium. A submissão para apresentação oral e de posters pelos estudantes será de 17 de junho a 26 de julho. O Simpósio tem o intuito de integrar os laboratórios do PPGBCD e seus alunos para possíveis colaborações. Mais informações no site do evento.

    Entidades da UFSC mobilizadas para o dia 14 de junho

    Em assembleia geral realizada dia 11/6 os trabalhadores técnico-administrativos em Educação da UFSC (Sintufsc) aprovaram a participação da categoria na greve geral contra a reforma da Previdência, prevista para a próxima sexta-feira (14/6). A Associação de Pós-Graduandos (APG UFSC) também participa do movimento, divulgando as atividades previstas na UFSC. A Assembleia Geral do DCE  (11/6) propôs um acampamento no hall da reitoria após o término da Assembleia Unificada da UFSC, que será realizada nesta quinta-feira, dia 13, às 17h30. O sindicato dos docentes (Apufsc Sindical) não atingiu o quórum para participação na greve geral.  Mais informações acesse o site das entidades: Sintufsc  ; APG UFSC ; DCE e Apufsc Sindical.

    Programa de Pós Graduação em Inglês da UFSC publica edição especial da newsletter

    Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI/UFSC), produziram uma edição especial da newsletter com textos sobre as mobilizações dos dias 15 e 30 de maio e a próxima mobilização, 14 de junho. O documento pode ser acessado no link.

    O projeto de extensão promove exibição e debate do filme “A Ilha do Medo”

    O projeto de extensão “Neurociência, Cinema e Literatura” promoverá a exibição e debate do filme “A Ilha do Medo”, dia 17 de junho, às 18h30, no Auditório Elke Hering – Biblioteca Central da UFSC. A sessão comentada terá a participação dos debatedores convidados: Priscila de Azambuja Tagliari: advogada e professora da UNISUL;  e Manssur Cassias Pereria, médico psiquiatra. Mais informações.

    Ciclo de Cinema Africano exibe ‘Oxalá cresçam pitangas’ nesta quarta, 12 de junho

    O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf),  vinculado ao Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), promove a exibição do filme “Oxalá cresçam pitangas”, de Kiluanje Liberdade e Ondjaki, nesta quarta-feira, dia 12 de junho. O evento ocorre às 19h, na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A sessão, aberta à comunidade, será seguida de debate com a presença de Flavio Facha Gaspar Abubacar, de Angola. Continue a leitura » » .

    Espetáculo ‘Minha pequena Irlanda’ integra Bloomsday e celebra James Joyce no Teatro da UFSC

    Neste fim de semana, o Teatro da UFSC recebe mais duas apresentações do espetáculo “Minha pequena Irlanda”, adaptação teatral do romance ‘Finnegans Wake’, de James Joyce, publicado em 1939, uma apresentação no sábado, dia 15 de junho, às 18h, e outra no domingo, dia 16 de junho, às 17h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início da sessão. A apresentação faz parte da programação comemorativa do Bloomsday 2019de Florianópolis, cujas atividades tiveram início na semana passada. Mais informações.

    Centro acadêmico de Ciência da Informação da UFSC promove evento de inovação na área

    O ‘CINF Talks – Informação, dados e inovação no contexto da Ciência da Informação’ é organizado pelo CACINF (Centro acadêmico de Ciência da Informação da UFSC). O evento será realizado no dia 13 de junho, quinta-feira, às 19h, no auditório do Anexo E do CFH, e recebe palestras de dois importantes profissionais do mercado de trabalho de Florianópolis: Leonardo Vitor Redondo, consultor de inovação e professor dos cursos de Administração, Marketing e Sistemas da Informação da faculdade CESUSC, e Mário Sérgio Queiroz, desenvolvedor de Software e presidente da Associação Python Brasil. Mais informações.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • Teatro da UFSC recebe espetáculo ‘Minha pequena Irlanda’ neste sábado e domingo

    Publicado em 13/06/2019 às 10:25

    Atrizes Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan no espetáculo Minha Pequena Irlanda. Foto: Dayane Ros

    O Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá mais duas apresentações do espetáculo Minha pequena Irlanda, neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de junho. A peça é uma adaptação do romance Finnegans Wake, de James Joyce, publicado em 1939, e integra a programação comemorativa do Bloomsday 2019 de Florianópolis, cujas atividades tiveram início na semana passada. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início da sessão.

    Minha pequena Irlanda é uma adaptação teatral do capítulo VIII de Finnegans Wake, de James Joyce e das cartas trocadas entre o escritor e sua mulher, Nora Barnacle. A montagem é um trabalho do grupo teatral Os Ciclopatas, formado pela professora Dirce W. do Amarante, que atua no Curso de Artes Cênicas e na Pós-graduação em Estudos da Tradução da UFSC, por alunos de Artes Cênicas da UFSC e UDESC e alunos da Pós-graduação em Estudos da Tradução. Além da professora Dirce, também trabalham na organização do Bloomsday da Ilha: Clélia Mello e Sérgio Medeiros.
    Continue a leitura » »


  • Segurança Jurídica na Gestão de Projetos de Inovação é tema de curso da Procuradoria Federal

    Publicado em 13/06/2019 às 9:14

    Realizado nesta terça-feira, 11 de junho, na UFSC, o curso “Aspectos Legais da Gestão de Projetos de Inovação na Administração Universitária”, ministrado pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à UFSC, Juliano Scherner Rossi, teve a capacidade máxima do auditório esgotada e público composto por professores, coordenadores de projetos, advogados, pesquisadores da área de inovação tecnológica pertencentes às universidades públicas e instituições de ciência e tecnologia em nível nacional. A iniciativa buscou capacitar profissionais que atuam na gestão de projetos de inovação na Administração Universitária, a fim de reduzir riscos jurídicos e reputacionais, de modo a promover a incorporação de conhecimentos e habilidades jurídicas nas estratégias e ações cotidianas.

    O curso teve a capacidade máxima do auditório esgotada. Foto: Ítalo Padilha.

    A Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC, Carla Cristina Dutra Búrigo, ressaltou a importância da  parceria estabelecida com a Procuradoria Federal junto a UFSC visando a capacitação dos gestores universitários, professores e técnicos administrativos. Já a Procuradora Federal e Coordenadora da Escola da Advocacia-Geral da União, Vânia Faller, destacou a relevância da temática do curso ministrado, considerando a pertinência da matéria de prevenção de riscos jurídicos na esfera da inovação tecnológica no âmbito das universidades públicas brasileiras.

    O curso foi uma ação do Programa Estratégico de Advocacia Preventiva da Procuradoria Federal junto à UFSC. Somente no último ano, o programa capacitou mais de 250 profissionais da Comunidade Universitária.  As capacitações jurídicas contribuem para o processo de identificação e eliminação das causas dos potenciais problemas jurídicos da universidade e promovem o autocuidado dos agentes públicos da UFSC em suas atividades profissionais.

    Na oportunidade, também foi  lançado o vídeo institucional do Programa Estratégico de Advocacia Preventiva, com o objetivo de promover a articulação de esforços a fim de conferir maior eficiência e celeridade na gestão de informações, procedimentos e processos que visam o controle da gestão universitária da UFSC. O vídeo foi produzido em parceria com a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) e da TV UFSC. Também contou com a participação da Secretária de Aperfeiçoamento Institucional da UFSC, Liz Beatriz Sass; do Corregedor-Geral da UFSC, Ronaldo David Viana Barbosa; presidente do Comitê de Ética da UFSC, Odival César Gasparotto; do Ouvidor da UFSC, Fabiano Seeling Paulokun e do contador da Auditoria da UFSC, Ivan Almeida de Azevedo.

    Continue a leitura » »


  • Ciclo de Cinema Africano exibe ‘Oxalá cresçam pitangas’ nesta quarta, 12 de junho

    Publicado em 12/06/2019 às 12:36

    O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf),  vinculado ao Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, promove a exibição do filme “Oxalá cresçam pitangas”, de Kiluanje Liberdade e Ondjaki, nesta quarta-feira, dia 12 de junho. O evento ocorre às 19h, na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

    A sessão é aberta à comunidade e será seguida por um debate, que contará com a presença de Flavio Facha Gaspar Abubacar, de Angola, para fazer observações e comentários sobre o filme e seu país de origem. O Ciclo de Cinema tem exibições mensais e segue um roteiro geográfico pelo continente africano. Em junho, o filme é uma produção de Angola.

    Continue a leitura » »


  • DIVULGA UFSC – 12/06/2019 – Edição 1261

    Publicado em 12/06/2019 às 10:01

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 12/06/2019 – Edição 1261

     

    UFSC suspende programas de mobilidade internacional após contingenciamento financeiro

    A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC) emitiu comunicado nesta terça-feira, 11 de junho, com a informação de suspensão por tempo indeterminado de programas de mobilidade acadêmica internacional, em virtude do contingenciamento de gastos e bloqueio dos recursos financeiros por parte do governo federal. Também estão suspensas as viagens dos representantes de Núcleos Disciplinares e Comitês Acadêmicos.  A Sinter informa, ainda, que, em face do exposto, não serão lançados editais para 2020. Esclarece ainda que os intercâmbios a serem realizados por meio de acordos bilaterais (Programa Outgoing) não serão afetados, pois não são financiados com recursos da UFSC. Mais informações na página da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER). Leia aqui a nota na íntegra.

    Superbactérias é assunto do quarto episódio do podcast UFSC Ciência

    Microorganismos resistentes é o tema discutido no quarto episódio do podcast UFSC Ciência. A professora Thaís Sincero, do Departamento de Análises Clínicas e o pesquisador Carlos Zarate Blades, do Departamento Microbiologia, Imunologia e Parasitologia explicam o surgimento e circulação desses organismos, além da ligação entre a criação de animais e a pesquisa hospitalar de bactérias. O UFSC Ciência é uma produção da Agência de Comunicação da UFSC. Mais informações na página UFSC Ciência.

    Psicologia Educacional promove atividades

    A Psicologia Educacional (PRAE/UFSC) promove a atividade “Grupo de Autogerenciamento do Desempenho Acadêmico”, com objetivo evidenciar os recursos disponíveis, desenvolver e compartilhar estratégias para uma relação saudável do estudante com a sua atividade acadêmica. Os encontro serão realizados dias  17 e 24 de junho,  das 17h às 18h30, na Psicologia Educacional da PRAE, prédio da Reitoria I, piso térreo. Inscrições pelo formulário. Mais informações: .

    Núcleo de Educação Ambiental é homenageado pela Câmara Municipal de Florianópolis

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho de 2019, o Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb/UFSC) recebeu homenagem na sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis, em reconhecimento às atividades desempenhadas no município. Na ocasião, a acadêmica Natália Silvério recebeu o certificado em nome do Núcleo e destacou a importância da extensão universitária e educação ambiental, bem como as atividades desenvolvidas pelo NEAmb ao longo de 12 anos. Continue a leitura » ».

    Encontro do HU debate doença destruidora de face, nesta quinta-feira

    A Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário (GEP/HU/UFSC) promove a ‘16° Reunião de Discussão de Casos Clínicos HU/UFSC’. O evento será realizado no dia 13 junho, quinta-feira, às 18 horas, no Auditório do Bloco Didático do curso de Medicina. O tema do encontro é doença destruidora de face (reumatologia/neurologia). As inscrições são diretamente no local. Mais informações.

    Revista Punctum retorna atividades e aceita submissões de publicações

    O projeto de extensão do curso de Cinema da UFSC voltou às atividades. A Revista Punctum é um periódico de arte, cultura e política. O projeto também publica conteúdos diversos em qualquer mídia. Para submissão basta enviar um e-mail para com o assunto “PUBLICAÇÃO + nome do texto”. Mais informações no site da Revista.

    Fazenda Experimental da Ressacada divulga produtos excedentes para comercialização

    A Fazenda Experimental da Ressacada, integrada ao Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC), atualizou a lista de excedentes para comercialização. Os produtos de horticultura disponíveis foram produzidos nas unidades de ensino, pesquisa e extensão da Fazenda. Continue a leitura>>.

    Distribuição de ingressos cortesia para o show de Anavitória nesta quinta, 13

    A Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC) comunica que serão disponibilizados no dia 13 de junho, quinta-feira, a partir das 8h30, na varanda da entrada principal do Centro de Cultura e Eventos (piso térreo), 100 ingressos cortesia para os estudantes da UFSC, referente ao espetáculo musical “Anavitória – Turnê dos Namorados”. A apresentação está prevista para o dia 16 de junho, às 20h, no Auditório Garapuvu. Os ingressos serão concedidos mediante entrega do atestado de matrícula impresso e atualizado, constando que o estudante está regularmente matriculado e apresentação da carteira de identidade (RG). Continue a leitura » ».

    Cine UFSC exibe ‘Califórnia’ de Marina Person

    O Cine UFSC exibe nesta quinta-feira, 13 de junho, o filme ‘Califórnia’, da diretora Marina Person. A sessão será realizada às 19h, na Sala de Projeção (108) – 1º andar do Bloco D do CCE. Mais informações.

    Espaço Cultural da UFSC promove atividade sobre técnicas de respiração

    O Momento Bem-Estar do Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD/UFSC) promove a atividade de técnicas de respiração. O evento será realizado no dia 12 de junho, quarta-feira, às 12h15. A atividade será ministrada pela terapeuta Cinthia Creatini no Espaço Cultural Gênero e Diversidades, Rua Desembargador Vitor Lima, nº 45. Mais informações na página do Facebook do projeto.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • Superbactérias é assunto do quarto episódio do podcast UFSC Ciência

    Publicado em 11/06/2019 às 17:39

    Microorganismos super resistentes é o tema discutido no quarto episódio do podcast UFSC Ciência. A professora Thaís Sincero, do Departamento de Análises Clínicas da UFSC e o pesquisador Carlos Zarate Blades, do Departamento Microbiologia, Imunologia e Parasitologia explicam o surgimento e circulação desses organismos, além da ligação entre a criação de animais e a pesquisa hospitalar de bactérias.

    O UFSC Ciência é uma produção da Agência de Comunicação da UFSC, gravado no Laboratório de Radiojornalismo da UFSC e editado no Laboratório de Gravação e Edição de Som do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

    Podcasts são arquivos de áudio disponíveis para o usuário escutar a hora que quiser. Os episódios serão quinzenais, às terças-feiras, e estarão em diversas plataformas, como Spotify e iTunes.

    Mais informações na página UFSC Ciência.

    Ouça através do player abaixo:

    Download | iTunes | Feed | Spotify


  • UFSC na mídia: cineasta fala sobre prêmio em Cannes

    Publicado em 11/06/2019 às 16:59

    A cineasta Nina Kopko foi entrevistada pelo G1. Formada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a cineasta atuou como diretora-assistente do filme “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, vencedor do prêmio de melhor filme na mostra “Um certo olhar” (Un certain regard), principal festival paralelo de cinema de Cannes. Nina foi também a responsável pela sugestão de adaptação do livro homônimo de Martha Batalha para o cinema. Confira o texto completo aqui.


  • Núcleo de Educação Ambiental é homenageado pela Câmara Municipal de Florianópolis

    Publicado em 11/06/2019 às 14:52

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho de 2019, o Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb/UFSC) recebeu homenagem na sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis, em reconhecimento às atividades desempenhadas no município. Na ocasião, a acadêmica Natália Silvério recebeu o certificado em nome do Núcleo e destacou a importância da extensão universitária e educação ambiental, bem como as atividades desenvolvidas pelo NEAmb ao longo de 12 anos.

    O NEAmb é uma iniciativa de estudantes que conta com apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Centro Tecnológico e da Pró-Reitoria de Extensão).
    Continue a leitura » »


  • Revista Esboços: histórias em contextos globais lança canal de podcasts

    Publicado em 11/06/2019 às 12:13

    A revista ‘Esboços: histórias em contextos globais’, editada pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, está completando 25 anos em 2019. Para marcar a data, foi lançado um canal de podcasts.  

    O canal ‘Podcast da Esboços’ foi criado como um espaço para ampliar a compreensão sobre os artigos publicados na revista e levar os ouvintes aos bastidores da pesquisa realizada pelas principais vozes da História Global. Em sua estréia o canal apresenta a série “Especial de 25 anos”, pensada para comemorar o aniversário da revista. O primeiro episódio conta com a participação de Maria Bernardete Ramos Flores, professora aposentada do Departamento de História da UFSC e idealizadora da Esboços, e pode ser acessado aqui.

    O canal é uma iniciativa do Conselho Executivo da Esboços e tem como ideia postar entrevistas com antigos editores quinzenalmente, a fim de resgatar a história do periódico, além de mostrar detalhes pouco conhecidos acerca da criação e desenvolvimento do mesmo. Os episódios são gravados e editados por Bruna Vitória Grando, estudante da graduação em História e estagiária da Esboços, sob coordenação de Flávia Florentino Varella, professora do Departamento de História e atual editora-chefe da revista.

    O ‘Podcast da Esboços’ pode ser ouvido em plataformas como o Spotify e o iTunes, e também em seu site oficial.

    Saiba mais: A ‘Esboços: histórias em contextos globais’ tem como principal objetivo contribuir para o debate em torno da História Global. Nesse sentido, a revista publica artigos, entrevistas e resenhas que fomentem a reflexão em torno das abordagens transculturais, das múltiplas integrações, das histórias conectadas, transnacionais, comparadas, marítimas, do sistema mundo, dos processos em micro e macro escala, entre outros enfoques próprios da História Global. Outras informações podem ser acessadas no site institucional e na página oficial no Facebook.


  • Psicologia Educacional promove atividades

    Publicado em 11/06/2019 às 11:07

    A Psicologia Educacional (PRAE/UFSC) promove a atividade “Grupo de Autogerenciamento do Desempenho Acadêmico”. O encontro tem como objetivo evidenciar os recursos disponíveis, desenvolver e compartilhar estratégias para uma relação saudável do estudante com a sua atividade acadêmica. Serão utilizadas dinâmicas participativas e reflexivas.

    Quando: dias  17 e 24 de junho,  das 17h às 18h30 (Grupo Vespertino)

    Onde: Psicologia Educacional da PRAE, prédio da Reitoria I, piso térreo. A sala da Psicologia Educacional fica no final do corredor, após a porta de vidro, à direita.

    Inscrições pelo formulário disponibilizado pela Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs/PRAE/UFSC).

     

    Mais informações: 

     


  • UFSC suspende programas de mobilidade internacional após contingenciamento financeiro

    Publicado em 11/06/2019 às 10:45

    A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC), emitiu comunicado nesta terça-feira, 11 de junho, com a informação de suspensão dos seguintes programas de mobilidade acadêmica internacional: Escala Docente, Grado, Posgrado e Gestores y Administradores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e os Programas BRACOL e BRAMEX do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tanto na modalidade Outgoing quanto Incoming. A suspensão se deve em virtude do contingenciamento de gastos e bloqueio dos recursos financeiros por parte do governo federal, e será por tempo indeterminado.

    Também estão suspensas as viagens dos representantes de Núcleos Disciplinares e Comitês Acadêmicos. A Sinter informa, ainda, que, em face do exposto, não serão lançados editais para seleção de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos administrativos para 2020 pelos referidos programas. Dessa forma, orienta aos professores que não assinem cartas-convite, formulários de inscrição, contratos de estudos ou qualquer outro documento que envolvam atividades relacionadas aos Programas para 2019.2 e posterior.

    Em caso de dúvidas, a Sinter solicita que seja consultada antes de qualquer ação. A medida é preventiva e segue a recomendação da Administração Central. Tão logo a situação econômica se normalize, todos os Programas serão retomados e os envolvidos serão comunicados.

    A SINTER esclarece que os intercâmbios a serem realizados por meio de acordos bilaterais (Programa Outgoing) não serão afetados pelo bloqueio financeiro do Governo Federal pois não são financiados com recursos da UFSC.

    Mais informações na página da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER).

    Leia aqui a nota na íntegra.

    Assista aqui à reportagem do Jornal do Almoço divulgada na quarta-feira, dia 12 de junho, sobre a suspensão dos programas de mobilidade acadêmica.

    Última atualização às 15:51 do dia 12 de junho de 2019.


  • DIVULGA UFSC – 11/06/2019 – Edição 1260

    Publicado em 11/06/2019 às 10:11

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 11/06/2019 – Edição 1260

    PIAPE disponibiliza vagas para oficinas de apoio pedagógico em junho

    O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE/UFSC) oferece vagas em duas oficinas de apoio pedagógico para estudantes da graduação em junho. Para discutir possíveis situações e estratégias relacionadas à ansiedade, a oficina “Ansiedade frente aos estudos” ocorrerá no dia 18 de junho, às 13h30, na sala de grupos 1 do Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. A oficina “Inventário pessoal e circunstancial para os estudos“, na semana seguinte, dia 26 de junho, discutirá métodos de organização de estudos a partir de fenômenos que dificultam e facilitam o processo individual dos estudantes, às 18h30, na sala 302 do Espaço Físico Integrado (EFI). Continue a leitura>>.

    Inscrições abertas para cursos de Português como Língua Estrangeira do Idiomas sem Fronteiras

    Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Português Língua Estrangeira, oferecidos pelo Núcleo de Línguas da UFSC por meio do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O público-alvo são alunos estrangeiros de graduação e pós-graduação vinculados a universidade e imigrantes residentes no Brasil sem vínculo com a UFSC.  A partir de julho, serão realizadas várias atividades. Continue a leitura>>.

    Iphan realiza em Florianópolis oficina para candidatura de fortificações brasileiras a Patrimônio Mundial

    O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, a partir desta segunda-feira, dia 10 de junho, uma oficina de construção de plano de gestão compartilhada, com representantes do Conjunto de Fortificações do Brasil, candidato a Patrimônio Mundial. O evento é resultado de uma parceria entre o Iphan, do Ministério da Cidadania, o Ministério do Turismo, o Ministério da Defesa, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação ocorre até 13 de junho, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis (SC). Continue a leitura » » .

    Oficina de curadoria do DAC oferece aulas abertas sobre arte contemporânea brasileira

    As aulas sobre arte contemporânea brasileira continuam ocorrendo no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Os encontros serão realizados nos dias 12 e 19 de junho, quartas-feiras, das 19h às 21h. Qualquer pessoa interessada no assunto pode participar das atividades. As aulas serão ministradas pela curadora Kamilla Nunes e fazem parte da oficina de “Introdução à Curadoria” do Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (DAC/SeCArte/UFSC). Mais informações.

    Professor da Universidade de Buenos Aires palestra sobre o uso do dinheiro

    A palestra “O uso do dinheiro nas artes visuais: um olhar filosófico” será ministrada dia 12 de junho, às 15h no Auditório Henrique Fontes do CCE, pelo professor da Universidade de Buenos Aires, Hernán Borisonik. Após o evento, acontece o lançamento do livro “$suporte: o uso do dinheiro nas artes visuais”, da sua autoria e editado no Brasil pela Cultura e Barbarie Editora. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit/UFSC) e pela Cultura e Barbarie Editora. Mais informações.

    Últimos dias de inscrições em Concurso Público para Magistério Superior

    A UFSC, por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), informa que foram prorrogadas as inscrições para o concurso público  Edital nº 020/2019/DDP. A prorrogação afeta apenas algumas áreas do conhecimento envolvidas no concurso. Verifique aqui as informações referentes às áreas que tiveram inscrições prorrogadas. As inscrições para o Edital nº 020/2019/DDP poderão ser feitas até as 23h59 do dia 13 de junho, e o pagamento até o dia seguinte.

    Projeto de Extensão no NDI busca conscientização ambiental e de sustentabilidade

    O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) em parceria com os projetos de Extensão da UFSC “Educação Ambiental no Núcleo de Desenvolvimento Infantil” e o “Uso sustentável da água no Núcleo de Desenvolvimento Infantil” realiza a IV Exposição de Maquetes no NDI. O objetivo da atividade é ampliar a troca de aprendizado e de conhecimentos sobre ecologia e educação ambiental entre os estudantes da disciplina Fundamentos de Ecologia do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSC com a comunidade. Continue a leitura>>.

    Pesquisadores do Laboratório de Experimentação Remota são homenageados pela IEEE Education Society

    Pesquisadores do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab/UFSC) receberam no dia 06 de junho, durante o III Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (SITED), realizado em Araranguá, homenagens do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) Education Society pela colaboração e serviços voluntários no grupo de trabalho Network Smart Educational Learning Objects for Online laboratories (P1876TM WG), criado pela IEEE Standards Association (IEEE-SA). Continue a leitura » » .

    Apufsc promove palestra sobre Previdência nesta quarta

    O especialista em previdência Luciano Fazio fará uma palestra no dia 12 de junho, às 15h, no auditório do CSE, sobre as mudanças propostas pelo governo Bolsonaro nas regras de aposentadoria. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) está em tramitação no Congresso e pode ser colocada em votação na Câmara até julho. O evento é promovido pela Apufsc Sindical. Mais informações: acesse o site da Apufsc.

    Votação online para decidir se Apufsc participa da greve do dia 14

    Na manhã desta segunda-feira (10) foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária da Apufsc-Sindical, que debateu a adesão ou não à Greve Geral marcada para a próxima sexta-feira (14). O posicionamento da entidade quanto à paralisação em adesão à Greve Geral será decida por meio de voto eletrônico.  A votação segue até às 18h de hoje (11/6), pela área restrita do site. A Greve Geral de um dia foi convocada pelas centrais sindicais do país e por entidades estudantis contra o projeto de reforma da Previdência que o governo apresentou ao Congresso e contra os cortes nos orçamentos das universidades. Mais informações: acesse o site da Apufsc.

    Espetáculo Poeira nesta terça no Espaço Cultural Gênero e Diversidades

    O espetáculo Poeira, atividade realizada para a disciplina de Interpretação do curso de licenciatura em Teatro da UDESC, tem como objetivo abordar temas como masculinidade e marginalização da mulher negra, através de elementos de atuação, de dança e de canto. Interpretado por Luan Renato, o espetáculo será apresentado nesta terça-feira, dia 11 de junho, às 20 horas, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades. Mais informações.

     

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • PIAPE disponibiliza vagas para oficinas de apoio pedagógico em junho

    Publicado em 10/06/2019 às 16:40

    O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da UFSC oferece vagas em três oficinas de apoio pedagógico para estudantes da graduação em junho. Para discutir possíveis situações e estratégias relacionadas à ansiedade, a oficina “Ansiedade frente aos estudos” ocorrerá no dia 18 de junho, às 13h30, na sala de grupos 1 do Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. A oficina “Inventário pessoal e circunstancial para os estudos“, na semana seguinte, dia 26 de junho, discutirá métodos de organização de estudos a partir de fenômenos que dificultam e facilitam o processo individual dos estudantes, às 18h30, na sala 302 do Espaço Físico Integrado (EFI). O programa também está ofertando a oficina “Curso de Excel”, que começa no dia 24 de junho, às 8h, na Biblioteca Universitária (BU).

    Ansiedade frente aos estudos

    Ementa: Situações, sensações e questionamentos frente aos estudos são sempre comum, porém a aflição exacerbada eleva o nível de stress ao estudo e pode dificultar na organização da rotina acadêmica. A oficina “Ansiedade frente aos estudos” busca fazer uma reflexão sobre quais aspectos estão relacionados a este sintoma e quais estratégias podem ser acionadas para trabalhar diante deste fenômeno.

    Data: 18/06/2019.

    Horário: 13h30 às 15h30.

    Local: SAPSI, sala de grupo 1 – CFH bloco D – 2º andar.

    Carga Horária: 2 horas.

    Tutor: João Paulo Roberti Junior

    Público-alvo: estudantes de graduação.

    Inscrições disponíveis na página da atividade.

    Inventário pessoal e circunstancial para os estudos

    Ementa: Aprimorar técnicas de estudo através da análise sobre os fenômenos inibidores (dificultadores) e os fenômenos deflagradores (facilitadores) na organização do estudo. Com uma proposta dialógica, através do compartilhamento de experiências em comum, os estudantes poderão compreender melhor os fatores que auxiliam ou dificultam o processo de organização para o estudo.

    Data: 26/06/2019.

    Horário: 18h30 às 20h30.

    Local: Bloco EFI – sala 302.

    Carga Horária: 2 horas.

    Tutor: João Paulo Roberti Junior

    Público-alvo: estudantes de graduação.

    Inscrições disponíveis na página da atividade.

    Curso de Excel 

    Datas do curso: 24/06, 26/06, 01/07 e 03/07.

    Horário: 08h às 12h

    Local: LABORIN/Biblioteca Universitária

    Carga Horária: 16 horas.

    Tutor: Gabriel Luiz Manrique Ursini

    Público-alvo: estudantes de graduação.

    Mais informações no site.


  • Fazenda Experimental da Ressacada divulga produtos excedentes para comercialização

    Publicado em 10/06/2019 às 16:34

    A Fazenda Experimental da Ressacada, integrada ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, atualizou a lista de excedentes para comercialização. Os produtos de horticultura disponíveis foram produzidos nas unidades de ensino, pesquisa e extensão da Fazenda. A medida foi tomada atendendo a portaria normativa nº 68/2016/GR, de 23 de fevereiro de 2016, prorrogada pela Portaria 94/2017/GR, que regulamenta essa atividade no âmbito da UFSC. O documento caracteriza como produção excedente os bens perecíveis e não perecíveis que não foram aproveitados pelas unidades universitárias e pelos órgãos suplementares.

     

    Cotações em produtos, unidades e preço unitário:

    Alface UN R$ 1,50
    Aimpim KG R$ 1,60
    Batata-doce KG R$ 1,00
    Beterraba KG R$ 2,00
    Cenoura KG R$ 2,00
    Couve-flor UN R$ 2,50
    Couve-brócolis MAÇO R$ 2,00
    Couve-manteiga MAÇO R$ 2,00
    Repolho UN R$ 2,00
    Feijão-preto KG R$ 2,50

    * Estimativa pré-colheita realizada pelos técnicos a campo. Os produtos serão pesados no momento da efetivação da venda.

    Maiores informações em: ou do telefone: (48) 3721-4613


  • Inscrições abertas para cursos de Português como Língua Estrangeira do Idiomas sem Fronteiras

    Publicado em 10/06/2019 às 16:29

    Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Português Língua Estrangeira, oferecidos pelo Núcleo de Línguas da UFSC por meio do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O público-alvo são alunos estrangeiros de graduação e pós-graduação vinculados a universidade e imigrantes residentes no Brasil sem vínculo com a UFSC. 

    A partir de julho, serão realizadas as seguintes atividades:

    1) Curso de Familiarização com o Exame CELPE-Bras (segunda, quarta e sexta-feira, das 12h30 às 13h50, nível intermediário B1, período: 01/07/2019 a 23/08/2019).
    2) Curso de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa (terça e quinta-feira, das 14h às 16h, nível pré-intermediário A2, período: 02/07/2019 a 22/07/2019 ).
    3) Curso de Aspectos da Língua e da Cultura Brasileira (terça e quinta-feira, das 16h às 18h, nível básico A1, 02/07/2019 a 22/07/2019).

    Alunos intercambistas da UFSC poderão se inscrever pelo site http://isfaluno.mec.gov.br ou pelo aplicativo do lsF, já imigrantes poderão enviar e-mail para


  • UFSC conquista, pela segunda vez, primeiro lugar no Torneio de Derivadas Interinstituições

    Publicado em 10/06/2019 às 16:01

    O estudante do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC Joinville, Filipi Kunz, conquistou a primeira colocação no III Torneio de Derivadas Interinstituições, trazendo a segunda vitória da instituição na competição. Realizado no sábado, dia 8 de junho, em Itajaí, o torneio reuniu 24 estudantes pré-selecionados de seis universidades da região, a Católica de SC, PUC, UFSC-Joinville, UTFPR, UEPG e UNIVALI.  O evento tem como objetivo principal promover a troca de experiências e conhecimento a respeito do assunto de derivadas de funções, ferramenta essencial para os cursos de Engenharia.

    Representando a UFSC, também estiveram presentes os estudantes Adolfo Steiner da Silva, Lillian Rodrigues e Sarah Aguiar, todos participantes do projeto de extensão da UFSC, Maratona de Cálculo.

    Para mais informações, acesse o site oficial do projeto e as páginas no Instagram e Facebook.

     

     



Wholesale NHL Jerseys Replica Soccer Jerseys Top Selling NBA Jerseys Pitty's News Wholesale Replica Cheap MLB Jerseys 0k's - We Share News Bu9'er We Share News Off the World Top Selling NFL Jerseys Buy Best Cheap NHL jerseys Online KG'in9 Share News